terça-feira, 3 de agosto de 2010

PNL - Programação neurolinguística


Você já se perguntou por que algumas pessoas, independente de formação ou condição social conseguem realizar grandes feitos, ser saudável, estar sempre radiante e bem sucedida em relacionamentos e negócios? Você sabia que mesmo sem saber elas estão usando a PNL?

Há menos de 50 anos cientistas e psicólogos descobriram a linguagem cerebral destes feitos e codificaram a estrutura do sucesso e harmonia pessoal. Não se trata de auto-ajuda ou truques de motivação e sim de ciência, a mais pura fórmula teórica e prática ao seu alcance, no ilimitado mundo da programação neurolinguistica. Ouse aprender a usar o potencial e a linguagem de sua mente e revolucione sua vida.

A programação neuro-linguística (PNL) é uma ferramenta capaz de auxiliar na obtenção de resultados, ou seja, significa a instalação de um procedimento, um plano, tanto em nosso aspecto neurológico (cérebro) quanto no lingüístico (linguagem). A PNL busca mapear nossa capacidade de dirigir o nosso sistema nervoso, através dos efeitos das linguagens verbal e não verbal sobre nosso cérebro. Este mapeamento visa o autocontrole do nosso estado emocional e dos estados emocionais dos outros. Assim, através de técnicas da PNL podemos dirigir o cérebro de forma a obtermos os resultados desejados.

A nossa história de vida demonstra que fomos condicionados a concretizar nossos desejos através da dor e sofrimento. Associamos o esforço, as dificuldades e a dor ao nosso progresso - “Sem esforço nada se ganha”. A dor é um indício de que estamos usando uma abordagem errada e de alguma forma indica que devemos fazer algo diferente, necessitando mudar o nosso comportamento.

As técnicas desenvolvidas pela PNL possibilitam essa mudança sem dor, luta ou espera, isto porque, a PNL é uma ciência que estuda a excelência humana (analisa o cérebro e o modo como reprogramá-lo a fim de que as mudanças ocorram facilmente). Através da PNL podemos mudar o nosso comportamento e responsabilizarmos pela nossa motivação; pela construção e melhoria dos nossos relacionamentos; pela transformação das experiências desagradáveis, pelo nosso autoconhecimento, pela nossa auto-estima, pela criação de uma atitude mental positiva, pelo acesso ao nosso desempenho máximo; pela construção de nossa própria felicidade.

HISTORICO DA P.N.L.

A P.N.L. começou no início da década de 70, a partir de um estudo de John Grinder (linguista) e Richard Bandler (matemático, terapeuta-Gestalt e perito em computadores) sobre o trabalho de três grandes terapeutas: Fritz Perls (fundador da Gestalt), Virginia Satir (terapeuta familiar) e Milton Erickson (hipnoterapeuta). Eles pretendiam identificar os padrões utilizados por esses terapeutas a fim de ensiná-los a outras pessoas.

Inicialmente identificaram a eficiência em conseguir soluções para relacionamentos familiares difíceis e os padrões utilizados nessas soluções. Descobriram ainda que repetindo os padrões similares conseguiam resultados positivos similares. Essa descoberta tornou-se a base para a abordagem inicial da PNL conhecida como Modelagem da Excelência Humana.

Trabalhando com os padrões fundamentais desses 3 mestres, começaram a criar seus próprios padrões e ensiná-los, atraindo assim um número crescente de alunos ansiosos por aprenderem essa nova tecnologia de mudança que conjugava comportamento, fisiologia, linguagem verbal e não verbal. Hoje a PNL é a essência de muitas abordagens para comunicação e mudança e quando falamos em Modelagem de Excelência Humana, visualização criativa, sincronização, estamos usando conceitos da PNL.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares