sábado, 18 de setembro de 2010

Etiqueta Social: Pontualidade




Pontualidade é algo que demonstra consideração e o contrário é verdadeiro. Deixar os outros esperando por sua presença, além de ser uma descortesia é algo que pode ser considerado como arrogância de sua parte, colocando-se mais importante que os demais.

Um convidado ou visitante nunca deve chegar nem muito cedo e nem muito tarde. O ideal é entre 15 a 30 minutos antes do compromisso; assim manda a etiqueta. E quem convida para um jantar ou reunião não deve submeter os convidados presentes aos atrasos de outros.

Após 15 minutos do horário marcado, o anfitrião deve dar início à reunião ou mandar servir o almoço ou jantar. Ao chegar, antes de juntar-se aos demais o retardatário deve desculpar-se com todos os presentes por ter retardado a refeição.

Se os 15 minutos de tolerância já se esgotaram e o jantar já teve início, o retardatário só deve ser servido com o que estiver sendo servido no momento. Caso chegue no momento da sobremesa, o anfitrião irá à cozinha e servirá apenas uma porção do prato principal.
A falta de pontualidade é uma gafe imperdoável. Logicamente podem ocorrer contratempos devido ao trânsito, distância e outros, mas isso deve ser previsto sempre que marcamos um encontro com alguém.

Pior ainda se você for o anfitrião. Se você convida alguém para um almoço ou uma conversa de negócios, não pode chegar atrasado. Você não tem esse direito. Se for inevitável, tenha a consideração de avisar por telefone imediatamente explicando o motivo. Isso é profissionalismo e elegância.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares