quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Jantar à francesa



Existem cinco tipos de serviço para um jantar e hoje vamos comentar sobre o jantar à francesa. O tipo de serviço a ser utilizado em um jantar depende, entre outros, da formalidade da ocasião. A França tem o mais elegante e formal tipo de serviço de mesa o “serviço à francesa”. É o modo mais elegante, sofisticado e cerimonioso de servir com os anfitriões sentados vis-à-vis, ou seja, um em frente ao outro.

As características desse serviço são geralmente utilizadas em jantares e banquetes formais e normalmente se vê em bons restaurantes, navios, embaixadas e em situações protocolares. Porém nada impede que você organize um belo jantar à francesa para surpreender seus amigos em sua própria casa. É uma forma de homenagear seus convidados, e com certeza, estará valorizando a sua imagem como anfitriã.

Ornamentação e ambientação

A ornamentação dos pratos é feita com arte para encantar os convidados e os utensílios devem ser de boa qualidade, havendo harmonia com a decoração, toalha da mesa e talheres. A ambientação é importante já que uma sala de jantar com flores muito perfumadas ou o ambiente excessivamente quente ou frio retira da refeição todo o glamour e o conforto que se quer transmitir. Por isso, mais importante que o requinte é a ambientação agradável. As velas dão um toque sofisticado a um jantar e devem ser acesas antes de iniciar o serviço.

O menu da refeição deve levar em consideração principalmente o gosto dos convidados, como também o motivo do evento. A época também influencia na escolha do menu: pratos e sobremesas mais leves para o verão e mais substanciais no inverno. As iguarias nunca devem ser de difícil manuseio, com ossos, espinhos ou alimentos duros, que também é uma falta de cortesia com o convidado.

O tamanho da mesa determina o número de convidados. Em geral, calcula-se 75 cm de largura por pessoa, e o lugar de honra é sempre à direita dos anfitriões. É elegante não colocar casais sentados lado a lado e a hierarquia deve ser seguida na disposição dos lugares. As pessoas de maior hierarquia e os mais idosos ocupam os lugares perto dos anfitriões e os mais jovens ocupam as posições mais distantes. Uma forma de evitar constrangimentos ao dispor os convidados é utilizar o Placement, um cartão com o nome do convidado disposto à frente do prato determinando o lugar a ser ocupado à mesa.

Como servir

A mesa será posta de acordo com o cardápio que será oferecido e todo o serviço deve ser feito pelos garçons e copeiros que devem estar instruidos do gênero de serviço, evitando que o anfitrião se ausente da mesa. Importante ainda é a postura e a apresentação do serviçal. O cardápio deve ser sofisticado. O número mínimo de pratos de um jantar à francesa é de uma entrada, dois pratos quentes, dois acompanhamentos e duas sobremesas. Essa quantidade não pode ser diminuída. Nos menus mais requintados é servido o sobert, um sorvete muito leve, de fruta cítrica com pouco açúcar, que serve para tirar o gosto do prato anterior, preparando o paladar para a iguaria seguinte.

O consommè, que vem servido individualmente da copa, os pratos e alimentos são oferecidos pela esquerda do convidado; as bebidas e talheres de sobremesa são oferecidos pela direita, assim como para retirar os pratos. As bebidas são servidas pelo garçom cabendo-lhe manter os copos abastecidos, evitando garrafas sobre a mesa. A travessa vem acompanhada de um talher para que o próprio convidado de sirva. Começa-se a servir a mulher que está à direita do dono da casa, depois à da esquerda. Somente após servir todas as mulheres é que os homens são servidos. Primeiro o que está à direita da dona da casa, por último, o anfitrião.




Mise en place

A disposição dos pratos e talheres devem seguir uma norma e serem dispostos a dois dedos da borda da mesa. À esquerda do convidado, ao lado do prato, ficam os garfos e o pratinho com pão. À direita ficam as facas e as colheres, que devem ser dispostos na ordem de uso, ficando mais distantes do prato os que serão usados em primeiro lugar. Os talheres de sobremesa podem ser colocados transversais acima do prato ou podem vir quando for servida a sobremesa.

O guardanapo, dobrado verticalmente, fica à esquerda dos garfos. O copo de água deve ficar acima da ponta da faca e o copo de vinho à direita. As bebidas devem circular desde a chegada dos primeiros convidados, preferencialmente em uma sala separada da mesa de jantar onde todos poderão iniciar um clima de descontração. Durante o jantar, serve-se primeiro a água, depois os vinhos de acordo com os pratos.

Bebidas e sobremesa

A água é a primeira e a última bebida a ser servida. Embora existam normas para servir vinhos, o importante é gosto de cada um. Logicamente os vinhos brancos secos ou semi secos são apreciados com paladar dos peixes e crustáceos; e os vinhos tintos acentuam melhor o paladar das carnes, aves e massas. Os vinhos doces e o champanhe são mais apropriados para a sobremesa e os brindes, quando houver. O Champanhe pode ser servido durante todo o jantar, desde que seja Brut.

O brinde dá início ao jantar. Em situações formais, na hora do brinde, basta erguer o copo um pouco acima depois que a pessoa que comanda o brinde, terminar de falar algumas palavras sobre o momento. Em reuniões íntimas, vale encostar levemente o copo no das pessoas, preferencialmente aquelas que estiverem mais perto, não sendo necessário debruçar sobre a mesa para brindar com os convidados distantes. Dizer "tintim" faz parte do brinde! É importante lembrar que, em qualquer situação, só se começa a beber depois de feito o brinde. Uma vez feito o brinde é obrigatório que a pessoa prove um pouco da bebida, não sendo elegante colocar o copo sobre a mesa sem beber.

Ao servir a sobremesa, os doces terão precedência sobre as frutas. O café pode ser servido na sala de estar, seguido de bombons e licor ou outra bebida digestiva, o que dá um certo glamour e também anuncia sutilmente, o final do jantar.

Um comentário:

Bruna Held disse...

Ola, estou repostando os jantares no meu Blog. www.vinhoetinta.blogspot.com

Fazendo as refencias de autoria.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares