terça-feira, 16 de novembro de 2010

Jantar à russa




É habitual para os russos se reunirem à mesa para uma grande refeição ao final do dia. Utilizar um serviço à russa é praticar o modo muito elegante e teatral para encantar seus convidados. O sucesso do seu jantar não depende apenas de refeições deliciosas, mas também de demonstração de sua hospitalidade, que é uma grande virtude da Rússia. 
   



Considere incorporar motivos tradicionais russos na decoração de mesa, tais como utensílios de mesa de madeira e decoração com tigelas e pratos coloridos. Khokhloma são itens típicos que capturam o folclore russo e arte festiva com cores luminosas de vermelho, dourado e preto.

Primeiro são servidos os aperitivos que podem incluir diferentes saladas, salgados arenque, picles e vegetais em conserva, tomates marinados, tortas de carne ou de repolho, carnes frias, pão preto, peixe defumado, caviar preto e vermelho. É costume servir uma deliciosa variedade de petiscos quentes e frios.


As beterrabas são muito populares na culinária russa e incluídas em muitos pratos tradicionais, como a deliciosa sopa de beterraba conhecida como Borscht. De fácil preparo, você vai surpreender seus convidados. Acompanha o pão de centeio escuro, que é o tipo mais usado na Rússia.



O Caviar é muito popular na Rússia e é frequentemente servido com pão, batatas ou panquecas finas conhecidas como blinis. É comum espalhar manteiga e caviar vermelho em cima do pão marrom escuro ou um pouco de creme azedo e caviar preto em cima do blini - é uma experiência verdadeiramente única e de bom gosto.



 Os pratos são apresentados aos convidados com coreografia e a seguir são trinchados e reorganizados numa nova montagem diante dos convidados numa mesa auxiliar. O grande astro do serviço à russa é o "trancheur".

O prato principal geralmente inclui batatas misturadas com endro e algum tipo de carne, como cordeiro, kebob shish, strogonoff de carne, frango kiev, ou folhas de couve recheadas com carne moída.

Os alimentos são colocados nos pratos e servidos pela direita de cada convidado, seguindo a ordem de precedência: serve-se primeiro a mulher que está à direita do dono da casa ou anfitrião e depois à da esquerda.

Somente após servir todas as mulheres é que os homens são servidos. Primeiro o que está à direita da anfitriã ou dona da casa, por último, o anfitrião. Em almoços e jantares protocolares o serviço segue a ordem de precedência, sem distinção para as senhoras.





A inconveniência da coreografia de apresentação para muitos convidados é que a remontagem dos pratos demanda um certo tempo e a comida ao ser servida já chega fria. Pode-se restringir a coreografia apenas à sobremesa flambada ou decorada para finalizar o banquete. Outra opção é o Trifle usando diversos pedaços de bolos diferentes embebidos com vinho, xarope doce ou suco de frutas, servido em taças ou em copos.


A vodka é a bebida favorita na Rússia, que pode ser servida durante todo o jantar. É habitual o brinde à saúde no tilintar dos copos. Depois de uma segunda rodada de brindes, são servidos os pratos principais, que vem da cozinha em peças inteiras e decoradas.




Após a refeição, é tradição servir o chá preto forte em samovar russo. Acredita-se que o chá feito em samovar desenvolve sabor e gosto excepcionalmente bons. Os cubos de açucar são servidos em separado juntamente com os bolos. Seus convidados ficarão fascinados por essa tradição russa secular!





2 comentários:

NO MUNDO DA HOTELARIA disse...

achei que a ideia do seu blog fosse mostrar o serviço á russa ,e não mostrar receita russa isso nao é serviço a russa .

Unknown disse...

Gostei muito do que vi aqui. Um roteiro interessante guiando os leitores de modo a incorporarem a idéia e de uma mesa russa. Tendo uma noção geral, cada um pode buscar materializar aquilo qye deseja.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares