segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Comportamento em coqueteis



Um coquetel é sempre uma ótima ocasião para encontrar amigos e fazer contatos em um ambiente descontraído, estreitando relações de amizades e negócios. É o tipo de recepção onde os garçons transitam entre os convidados com drinks e salgadinhos, sendo os convidados recebidos com "finger food" (comer com as mãos). No entanto, quando não se sabe comportar adequadamente, pode-se ser apanhado nas pequenas armadilhas. A ocasião é informal, mas não dispensa algumas formalidades.

Coquetél não um é jantar!

Uma recepção desse tipo geralmente tem caráter de pouca duração e objetivos específicos. A bebida geralmente é mais escassa e os salgadinhos não visam matar a fome, são apenas ilustrações para o evento. Por isso, tenha sempre em mente a máxima dos 4 "s":
   

"surgir, saudar, sorrir e sumir".

Em geral as pessoas circulam para cumprimentar os amigos e conhecidos, mas preste atenção pois não há nada mais desagradável quando você acaba de colocar um salgadinho na boca e alguém sorridente se aproxima para cumprimentar. Logicamente, você com a boca cheia, pode se atrapalhar. Isso não significa que não deva comer, mas é recomendável ter sempre em mãos um guardanapo que ajuda a evitar constrangimentos. Pior do que apertar uma mão molhada só mesmo uma mão engordurada, pois a gordura impregna nas mãos.


E por mais saborosos que estejam, por mais que se queira saciar sua fome, resista à tentação de encher as mãos de salgadinhos. Mais recomendável é fazer um pequeno lanche antes do evento. Outra dica, é fugir das empadinhas e daqueles salgados que impregnam nos dentes ou que tenham forte sabor, pois isso afasta quem se aproxima para conversar. Se o convite indicar que é um Coquetel Souper, isto indica que será servido um prato quente além dos tradicionais salgadinhos

Apresentações e assuntos

É infinitamente delicado que se apresente uma pessoa quando esta se junta ao grupo, com nome e sobrenome, dispensando a profissão a não ser que seja um evento de trabalho. Os assuntos de um coquetél não devem ultrapassar comentários amenos, pois em ocasiões como esta ninguém está interessado em engatar conversas profundas ou fechar negócios. A não ser que o motivo do evento seja exatamente com objetivos de negociação, como em feiras e exposições, onde os vendedores estão dispostos a negociar.

Os cartões de visita podem e devem ser trocados em coquetéis, ao final de uma conversa ou ao despedir-se para um posterior contato. Mas isso não significa distribuir cartões aleatoriamente a todos os convidados; apenas para aqueles que realmente tenha interesse em contatar posteriormente. Se for um lançamento imobiliário o negociador do empreendimento pode oferecer o cartão de visita, mas somente àqueles que realmente se mostrarem interessados.


Seja bem informado, mas controle-se

Se for uma exposição de arte ou lançamento de um livro é necessário que se tenha um mínimo de informação sobre o autor ou artista, mas contenha o desejo de expor teses sobre o assunto. Iniciar uma conversa longa é contraproducente nessas ocasiões. Havendo interesse em abordar algum assunto mais profundamente, melhor é combinar outro momento. Se a outra pessoa estiver igualmente interessada no assunto, sugira um encontro após o evento e em outro lugar, onde poderá discutir mais sobre o assunto. E evite assuntos delicados como política, religião e preferências sexuais.

Não extrapole, conheça seus limites

Por ser um evento informal, muitas pessoas tendem a extrapolar, afrouxam a gravata e falam o que não devem para morrer de arrependimento no dia seguinte. Por isso, nunca se deve desperdiçar uma oportunidade de mostrar cultura, elegância e boa educação. 


Os fumantes devem estar atentos. Além das leis que proibem cigarros em ambientes fechados, é deselegante fumar junto de muitas pessoas. Lembre-se: esse é um vício apenas seu. Além disso, nesses lugares difícil é encontrar um cinzeiro e você não vai querer ficar equilibrando cinzas nas mãos. Pior ainda é jogá-las no chão. Reserve seu vício para locais abertos, arejados e, se possível, depois do evento.

Cada pessoa deve conhecer seus limites. Não queira encharcar-se de whisky e tornar-se inconveniente, pois isso, com certeza, será prejudicial à sua imagem social e profissional. Lembre-se que pessoas estigmatizadas são sempre evitadas. E embora pouca gente tenha atenção sobre isso, todas as reuniões sociais, por mais animadas que estejam, tem uma hora para acabar. Saia enquanto há movimento e não se eleja aquele ou aquela, que ficará para apagar a luz...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares