quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Etiqueta Profissional nas reuniões



Em reuniões, alguns cuidados podem ser tomados. É fundamental definir, sempre que possível, quanto tempo as entrevistas e reuniões vão durar. Normalmente, quem deve definir o tempo é o anfitrião. Isso se faz já no começo da conversa e não é falta de educação, ao contrário, é uma maneira de situar as pessoas e tornar a reunião mais objetiva.

Um detalhe importante: quem convida ou convoca a reunião é sempre o chefe do encontro. É ele quem dá a direção da conversa. Ao receber um visitante ou um vendedor, seja objetivo: "Estou realmente eu estou muito interessado no seu projeto ou no seu produto, e eu reservei até às onze horas para esta reunião, está bom pra você?


Muita gente conta uma piada para quebrar a tensão, mas isso não é muito recomendável. Muitas vezes, a piada é de mau gosto e, mesmo que não seja, você corre o risco de não agradar. É melhor se portar naturalmente, e para quebrar o gelo, falar um pouquinho sobre o tempo, a economia, o ramo em que você atua etc. Esses assuntos ajudam a diminuir a tensão inicial. Evite entrar em assuntos pessoais, a não ser que contribua para o objetivo do encontro. Comece por assuntos menores, é mais fácil de conseguir concordância.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares