terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Chá da tarde



O Chá da tarde, antigamente chamado Chá das 5, é um evento elegante, normalmente realizado das 16 às 18 hs que guarda o sentido de interação, unindo beleza e simplicidade. É usado para festejar um aniversário, apresentar uma amiga ou amigo, retribuir visitas, fazer homenagens, por isso o convite por telefone é correto e usual.

O chá originário da China remonta a épocas antigas quando era usado como medicamento. Mais tarde tornou-se uma bebida servida nas refeições tendo a reputação de possuir propriedades regeneradoras e força curativa. O chá se popularizou no ano 729 através de escolas budistas e a Europa só conheceu o chá em 1610, através da Companhia Holandesa das indias orientais, embora os portugueses já usassem o chá desde 1560.

Um monge Zen japonês descreveu o chá como uma bebida terapêutica, um remédio secreto que prolonga a vida. Nos mosteiros o chá era usado para combater a sonolência ou aumentar a concentração durante a meditação. E foi através das cerimônias religiosas e do contato com a nobreza, que o chá se tornou popular. Atualmente o Chá tem conotação social mas ainda guarda a filosofia oriental de interação.

O Chá da tarde deve unir beleza e simplicidade, pois reserva em si os ensinamentos budistas: reverência, respeito, harmonia, pureza e serenidade. A decoração deve ser delicada, com flores ou arranjo de frutas. Em reuniões íntimas é usual utilizar conjunto de chá de porcelana. Para um grupo maior o ideal é utilizar Samovar e baixela completa.

Para um pequeno grupo, o chá é mais íntimo e favorece a conversação. A anfitriã serve as primeiras xícaras de chá oferecendo primeiramente à pessoa homenageada e às pessoas mais idosas. Não se admite passar adiante a xícara que lhe foi oferecida. Porém sendo para um grupo maior requer o serviço de garçons, assumindo o caráter de uma recepção.

Em geral prepara-se uma mesa com chá, água quente, fatias de limão, sucos de frutas, pães, bolos, biscoitos. Também pode-se acrescentar refrigerantes, chocolate quente, tortas salgadas e doces, etc. guarnecendo com xícaras e pires, pequenos pratinhos com talheres e fina toalha. Ao final do chá pode-se servir licores e chocolates, sendo elegante oferecer lembrancinhas aos convidados.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares