domingo, 20 de fevereiro de 2011

Encontrando sucesso através da PNL




ENCONTRANDO O SUCESSO ATRAVÉS DA PNL

Sucesso não é um acidente, ele é determinado por um conjunto de ações, de caminhos específicos que estão ao alcance de todos, basta aprender a trabalhar a mente e o corpo de forma vantajosa. O sucesso é um processo contínuo; uma oportunidade de crescimento emocional, social, espiritual, intelectual e financeiro, enquanto contribui de forma positiva para os outros.

A estrada do sucesso está sempre em construção. É um caminho que avança, não um fim a ser alcançado. Tem princípio, mas nunca tem fim. A busca de melhoria deve ser constante. Para encontrar a felicidade e o sucesso são necessárias três condições:

  • Saber realmente o que se quer; ter claro os objetivos.
  • Estar alerta e receptivo para observar o que se consegue
  • Ser flexível para alterar/mudar até conseguir o que se deseja
A PNL tem por objetivo proporcionar um maior número de opções de ação. Existem 3 componentes fundamentais na qualidade dos resultados produzidos.
  • Sistema de crenças - o que pensamos ser possível ou impossível, o que pode e não pode ser feito, influi em nosso sucesso. Somos o que acreditamos ser.
  • Sintaxe mental (percepção) como organizamos nossos pensamentos.
  • Fisiologia - como utilizamos nosso corpo (forma de respirar, postura, expressão facial, movimentos.
Esses três componentes determinam em que estado nos encontramos e como nos comunicamos com o mundo e conosco. O que fazemos na vida é determinado pelo que nos é comunicado. Todos nós produzimos duas formas de comunicação com as quais elaboramos as experiências de nossas vidas:
  • comunicação interna - é aquela em que nos comunicamos com nosso interior, são as coisas que imaginamos, que dizemos e sentimos e
  • comunicação externa - é aquela que expressa por palavras, tonalidade de voz, expressão facial, postura e ação física.

COMUNICAÇÃO INTERNA

As comunicações internas são responsáveis pelas sensações, emoções e estados mentais como: alegria, tristeza, amor, êxtase, depressão, medo, insegurança. Se nos comunicamos bem internamente significa que podemos conseguir qualquer resultado desejado, através do controle efetivo de nosso cérebro. Podemos transformar as sensações e emoções em estados mentais. Devemos conhecer como processamos as informações recebidas:

Forma AUDITIVA: retemos melhor o que ouvimos
Forma VISUAL: retemos melhor o que vemos
Forma CINESTÉSICA: retemos melhor o que sentimos

Dessa forma devemos conhecer como nos motivamos, como buscamos estímulos para tomar decisões: Através do medo da perda ou possibilidade de ganho? Quais são os valores que acreditamos e qual a importância desses valores? É importante conhecer as nossas crenças.

A comunicação começa com os nossos pensamentos. Uma das maneiras de pensar é lembrar (consciente ou inconsciente) de imagens, sons, sentimentos, paladar, odores já experimentados. O pensamento produz efeitos físicos diretos uma vez que corpo e mente formam um sistema único.

Estruturamos nossas representações internas através dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, gosto e tato mas as três modalidades maiores são: visual, auditiva, sinestésica. Tendemos a utilizar um destes mais do que outros. O nosso sistema de representação é parte integrante do nosso comportamento, visto que este é gerado a partir de uma mistura de experiências sensoriais internas e externas. É isto que determina a diferença de talento das pessoas.

A proposta de PNL é criar novas perspectivas, acessar estados mentais ricos, criar autoconfiança, transformar o diálogo interior em afirmativo, criar auto-valorização, criar auto-estima, garantir uma atitude mental positiva. Em geral temos mais consciência do nosso estado mental do que de nossa fisiologia: postura, gestos, respiração. Na PNL a mudança de estados físicos se faz através de atividade física, movimentação do corpo, respiração e mente (evocação), o que permite criar uma liberdade emocional sempre que desejarmos.

COMUNICAÇÃO EXTERNA

Comunicação externa é aquela que utilizamos para nos comunicarmos com o mundo externo, por palavras, tonalidade de voz, expressão facial, postura do corpo e outras ações físicas (olhar, riso, etc). Toda comunicação é uma ação, uma causa posta em movimento, as quais produzem efeitos sobre nós e sobre os outros. Aquele que domina seu uso de forma eficiente, eficaz e efetiva, poderá mudar sua própria experiência do mundo e as experiências do mundo sobre si mesmo. Portanto, dominar a comunicação determina o nível de sucesso com os outros, seja ele pessoal, financeiro, social e o domínio da comunicação interna determina o nível de sucesso que sentimos.
  • Paixão - Ela é o motivo consumidor, energizante, quase obsessivo, que nos leva a fazer a crescer, a buscar, a liberar o nosso verdadeiro potencial.
  • Crença - A crença sobre o que somos e o que podemos ser determinam o que seremos “Somos aquilo que acreditamos ser”.
  • Estratégia - meio de organizar nossos recursos. Podemos abrir uma porta derrubando-a ou encontrando a chave dela.
  • Clareza de valores - Utilizar estratégias de acordo com os próprios valores, caso contrario boicotará seu próprio sucesso.
  • Poder de união - Criar união com outros. Desenvolver relação harmoniosa com pessoas de procedência e crenças diferentes.
  • Domínio da comunicação - Dominar a forma como nos comunicamos com os outros e com nós mesmos.

Um comentário:

Unknown disse...

Texto baseado em Poder sem Limites, de Anthony Robbins... Muito bom.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares