segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Formatura colação de grau



A colação de grau é a segunda etapa da formatura que pode ser simbólica, quando durante a cerimônia não há assinatura do livro de ata, ou pode ser oficial, quando durante a cerimônia há assinatura do livro de ata. Para a colação de grau é necessário contratar um auditório que tenha capacidade para abrigar a quantidade de convidados e formandos.

O projeto de decoração e ambientação do auditório deve considerar a capacidade de receber comodamente os convidados e suficiente para o número de pessoas que estarão presentes, além de proporcionar boa ventilação. Pode constar de painel com fotos dos alunos e/ou banner com
mensagem aos formandos e convidados. Além disso, é necessário contratar recepcionistas, seguranças, coordenadores e o mestre de cerimônia, que é aquele que conduz a solenidade de colação de grau ou de qualquer outro tipo de cerimônia.

Deve-se eleger um Patrono, um Paraninfo e Professores homenageados pela turma; além de definir presentes
que serão oferecidos a eles e autoridades que comporão a mesa de honra. Cabe à Comissão escolher os alunos que serão oradores, juramentistas e que farão as homenagens, normalmente um por curso envolvido.
  • O Patrono é uma personalidade em destaque no meio cientifico, na área de atuação do formando. Trata-se de uma pessoa de notório saber acadêmico, reconhecido pela competência e padrão de referencia na área específica do conhecimento.
  • O Paraninfo é a personalidade que detém prestígio incondicional junto à turma, sendo o professor escolhido pelos formandos.
  • Os homenageados são docentes ou funcionários, pessoas que nas transações acadêmicas e administrativas durante o curso, mereçam o reconhecimento e a gratidão dos formandos como um todo.
Um dos momentos emocionantes é o vídeo em homenagem aos formandos. Em geral, essas empresas produtoras de vídeo fornecem a toga e a beca para a colação de grau. Ou o aluguel das becas e togas que deve ser feito sob contrato, de forma que estejam disponibilizadas limpas e bem passadas, no dia do evento. Também é importante escolher a trilha sonora para o momento da colação, e contratação de um DJ, iluminação e para transmissão dos audiovisuais.

Os atos protocolares são obrigatórios do Cerimonial Universitário, conduzidos por um mestre de cerimônia. A sequência da formatura segue com a abertura, composição da mesa de honra, entrada dos formandos, ato cívico, abertura da sessão, orador da turma, juramento dos formandos, outorga de grau, homenagens, discursos, apresentação dos novos profissionais, pronunciamento do Reitor e encerramento.

A mesa de honra ou cátedra, onde se reuném as autoridades, deve ser composta de acordo com as normas de
procedência. O Reitor é a autoridade máxima de uma universidade, seguido do Vice-Reitor e Pró-Reitor, Diretor da universidade e vice-diretor. A Diretoria acadêmica é composta por chefes de departamentos, dispondo-se de Diretoria Administrativa - professores e Chefes de cursos; Diretor da Faculdade do curso específico; Secretário Geral da Faculdade; Assessoria Administrativo Pedagógico; Chefe de Departamento; Coordenadoria, que pode ser da Universidade ou da Faculdade.

A disposição das Bandeiras deve ser colocada conforme a seguinte hierarquia. No Brasil é regulamentado pelo decreto
70274 de 09/03/73. O suporte das bandeiras deve ser posicionado no lado direito do palco. A Bandeira Nacional ao meio, Bandeira do estado à direita, Bandeira do município ou da instituição à esquerda.

A execução do Hino Nacional pode ser instrumental ou Vocal de acordo com as prescrições da lei 5700, e só pode ser
executado depois que todos os componentes da mesa de honra já tiverem ocupado os seus devidos lugares, após a entrada dos formandos dentro do auditório e já estando todos posicionados em seus respectivos assentos. O Hino Nacional se for executado por um som mecânico, não pode ser aplaudido. Quando executado ao vivo, cabem os aplausos.

O orador da turma é um formando, escolhido pela turma, geralmente aquele que se destacou durante o curso. Possuindo uma boa dicção, escreve o discurso submetendo-o à turma. No discurso do orador, deve-se fazer menção à importância da figura do paraninfo, relata-se a trajetória da turma, a importância da instituição ao qual estuda na sua graduação e suas expectativas para o futuro. O discurso tem o tempo máximo de 5 minutos.

O Juramento é feito por um formando escolhido pela turma, que se dirigirá à tribuna e, com o braço direito estendido, lê
o juramento, enquanto os demais, de pé e com os braços direitos estendidos, repetem as palavras do juramentista. No final todos repetem: Eu juro.

A Colação de grau deve ser precedida de um ensaio, em data previamente marcada pelo cerimonial e pela comissão de
formatura. O Mestre de Cerimônias é que irá comandar as etapas da formatura. As homenagens precedem os discursos. Um formando em nome da instituição e da turma, faz a homenagem, seguida da entrega de flores, placas etc. Homenagem a muitas pessoas, descaracteriza o caráter da homenagem. Portanto, recomendável é limitar até o máximo de 5 homenageados. O tempo para as homenagens é de 5 minutos.

São obrigatórios no mínimo três discursos em uma formatura: do orador, primeiro a discursar, do paraninfo, e do Reitor, que deve ser o último a discursar. Em seu discurso, o Paraninfo deve salientar a importância da profissão dos graduados na sociedade, desejando sucesso na nova etapa de suas vidas. O tempo máximo para o discurso de cinco minutos.

Surpresas podem ser reservadas aos formandos e público, desde que não coloque em risco a integridade das pessoas e nem do local do evento, como balões, chuva de confetes e apitos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares