segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Missa em Ação de Graças na formatura



A Missa em Ação de Graças e Culto é a primeira etapa da formatura. Após decidir o local, a empresa contratada para a organização do evento cuidará de todo o planejamento, organização e execução da cerimônia. Para isso, deverá:
  • Reservar a igreja ou templo: Se há preferência por um local em especial, deve-se reservar com antecedência de pelo menos um ano.
  • Decoração: Alguns templos e igrejas por si mesmos já possuem muita ornamentação, sendo dispensável grandes intervenções. Mas é necessário pelo menos algum toque que represente o momento especial.
  • O tapete passarela vai da entrada ao altar, assim como flores ou fitas ao longo do cortejo acrescentam charme mas podem ser dispensados quando não se quer comprometer a organização financeira.
  • O padre ou pastor deve receber um convite da formatura com antecedência.
  • A liturgia da Missa para a confecção dos missais devem ser personalizados e impressos após submeter à apreciação do responsável pela igreja ou templo. Os missais são distribuídos à porta de entrada no dia do evento.
  • Os comentaristas e leitores da liturgia devem ter acesso ao missal com antecedência para que possam se preparar.
  • É conveniente definir o coral e músicas antes de contratar o coral ou músicos. Se for possível, assista a uma prévia apresentação.
  • Não há definição de roupa para a Missão ou Culto em ação de graças, mas se for possível os formandos devem concordar com um mesmo tipo, evitando que alguns estejam de terno e outros de camisetas.
No momento da realização, após a entrada de todos os convidados, o Mestre de cerimônia dá início à cerimônia e os alunos formandos organizados em fila dupla, entram pelo corredor principal, ocupando os primeiros assentos. Dá-se início à Missa e, conforme determinado no missal, a leitura da liturgia.

O missal é o folheto de acompanhamento da missa, nele consta todo o roteiro de acompanhamento da missa, alunos que participarão das leituras, ofertório e músicas. O roteiro da missa começa pela acolhida, entrada dos formandos, ato penitencial, hino de louvor, liturgia, salmo, homilia, profissão de fé, oração dos fiéis, oração eucarística, rito de comunhão, abraço da paz, ação de graças e ritos finais. Os alunos formandos devem receber os cumprimentos à saída da igreja.

CULTO
Segue a mesma organização da missa, excluindo apenas o momento da comunhão.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares