domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sistemas de valores e crenças



O Sistema de valores é aquele super-energizador motivacional das pessoas. O que valorizamos determina o que a vida significa, as atitudes que tomamos, do que nos aproximamos ou não afastamos. Ao se afastar de seus valores as pessoas perdem a motivação. Existem três formas de tomarmos consciência dos nossos valores mais profundos:
  • quando eles são violados
  • através de eventos que nos satisfaçam
  • vivenciando os valores mais significativos através de exploração interior consciente
Por exemplo: Respeito pode ter significado diferente para cada pessoa, depende de como ela experimentou ou aprendeu isto (familiar).

Crenças são filtros pré-arranjados e organizados para nossas percepções do mundo. Quando acreditamos com convicção em algo, mandamos um comando para o nosso cérebro de como representar essa crença. Por exemplo, se uma pessoa acreditar que irá fracassar, ela envia comando ao cérebro e fatalmente cometerá erros inconscientes que determinarão seu fracasso.


Assim sendo, se as crenças devastadoras podem limitar nossas ações e pensamentos, as crenças fortalecedoras também podem nos tornar cheios de recursos. Como afirma Robbins: “as crenças são os compassos e os mapas que nos guiam em direção às nossas metas e nos dão certeza de saber que chegaremos lá.

Com crenças orientadoras fortes temos o poder de tomar medidas e criar o mundo no qual queremos viver. Portanto, alterando nossas crenças alteraremos nossos comportamentos. Se queremos modificar nossas crenças temos de saber de onde elas vêm.


A 1ª é o ambiente
A 2ª são os grandes acontecimentos
A 3ª é o conhecimento (livros, TV e etc)
A 4ª através de resultados passados
A 5ª através da criação, na mente, da experiência que se deseja ter no futuro.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares