sábado, 30 de abril de 2011

Fondue



O inverno sugere Fondue, sendo um momento de lazer e descontração entre amigos e familiares. É um tipo de refeição a ser degustada com calma numa mesa bem preparada. A mesa da fondue se origina de um costume antigo da Suiça que se propagou no mundo quando um restaurante de Nova York passou a servi-lo como sobremesa.

Fondue significa fundido e os aparelhos para fondue inclui a base com réchaud, fogareiro e panela. Há vários tipos de aparelhos, uns mais simples e outros bastante completos com panelas de variados materiais, que é fator determinante para a qualidade de uma boa fondue. Podendo ser degustada de várias formas, essa deliciosa refeição propicia a criação de diversas receitas.



A mesa de fondue, por ser uma reunião descontraída, sugere toalha de algodão, cestos de vime, travessas e pratos de porcelana. Deve ser funcional e permitir que os participantes alcancem tudo sem se levantar, sem muitos itens decorativos que possam obstruir o visual da mesa e causar algum acidente. Para cada convidado deve ser disponibilizado dois garfinhos especiais para fondue, um prato para cada tipo de fondue e guardanapos.


A Fondue de queijo dispensa molhos. O principal acompanhamento é o pão tipo torrado para facilitar no momento de passar no queijo derretido. Um pão muito mole corre o risco de sair do garfo e ficar na panela. O ideal é utilizar pães como o francês, baguete ou ciabatta.

Também pode servir florzinhas de brócolis e couve-flor, cenoura e batata em cubos, previamente aferventados, mas não muito cozidos para evitar que se partam no momento de mergulhar na fondue. Os queijos mais apropriados para fondue são Gruyère, Estepe ou Emmental, Contè ou Fontina.




A Fondue de chocolate não deve permanecer muito aquecida depois de derretido o chocolate e a panela pode ser mantida apenas sobre uma pequena vela. O acompanhamento é de frutas picadas em cubos que devem estar secas, com auxilio de um guardanapo antes de mergulhar no chocolate. Depois pode-se passar sobre coco ralado, farinha de biscoitos ou chocolate granulado etc. Também pode ser acompanhado de biscoitos. Há outras variações para o Fondue doce, como o Fondue de Caramelo ou de Marshmallow.



A Fondue Mineirinha consiste em juntar cream cheese com goiabada picada, iogurte e licor de cassis, colocando no réchaud, mantem a chama baixa até se tornar homogênea. Acompanha com queijo minas, frutas da estação e frutas secas.




A Fondue de carne exige um pouco de paciência para esperar a carne fritar ou cozinhar por alguns minutos. A carne pode ser de boi, cordeiro ou de aves desde que seja de textura delicada e sem gordura aparente. O filé mignon é o mais indicado pela maciez, cortado em cubos ou tiras.

É deselegante colocar mais de um cubo de carne em cada garfo, por esse motivo é imprescindível disponibilizar 2 garfos para cada pessoa. Acompanha pequenas tigelas com pepino em conserva, azeitonas, mini cenouras, tiras de pimentão, pedaços de talo de salsão; e pelo menos quatro molhos diferentes.


Existem diversas opções de molhos caseiros processados:
Molho de Beterraba cozida e processado com maionese, cebola, alho, vinagre, sal e pimenta - Molho de Peito de Peru processado com requeijão cremoso, maionese, creme de leite, sal e pimenta - Molho com Azeitonas processado com maionese - Molho de tomates secos processado com maionese - Molho Agridoce processado com passas e requeijão ou maionese - Molho Vermelho processado com catchup, molho inglês e maionese - Molho de Maionese com cebolinha e salsa picados com mostarda - Molho de pacote Sopa de Cebola com creme de leite e limão.



A Fondue na Pedra, também chamada de Piarrade, é uma pedra vulcânica, que pode ser um mármore muito aquecido, sobre a qual são colocados fatias de carne. As carnes podem ser o filet mignon, frango, camarão. Acompanha pão, molhos e legumes aferventados. Na pedra também é possível colocar alguns legumes para mantê-los quentes. É o tipo servido em qualquer época do ano.



A Raclette é uma opção menos conhecida. O nome vem de racler que, em francês, significa "raspar". Originalmente se aproximava uma peça de queijo ao fogo e o raspava sobre o pão; hoje consiste em espetar um pedaço de queijo na ponta do garfo e aproximá-lo do fogo. Quando o queijo derrete, coloca-se sobre o pão ou torrada. Também pode ser colocado sobre recipientes de metal e colocados sobre a pedra aquecida. Existem aparelhos próprios para a raclette.



A panela de vidro é muito resistente, mas exige cuidado com variações bruscas de temperatura e no manuseio. É um dos melhores materiais para fondue de chocolate, queijo e também pode ser usada para fondue de carne. A panela esmaltada é apropriada para qualquer tipo de founde.

A panela inox, por ser um material que facilita muito a condução de calor, é ideal para fondue de carne, tanto o oriental quanto o borguignone. No entanto, com difusor de calor e com chama baixa no fogareiro, pode ser usada na fondue de queijo e chocolate.

A panela de cerâmica deve ser utilizada somente para fondues de queijo e chocolate, não sendo indicada para fondue de carne. A panela de ferro é menos usual nos aparelhos de fondue e deve ser usada apenas na fondue de queijo.


A placa difusora de calor uniformiza a chama do fogareiro garantindo que toda a panela permaneça na temperatura ideal para o cozimento. O difusor é imprescindível em panelas de vidro, já que o material é sensível ao calor excessivo e normalmente a chama fica no centro do fundo da panela, podendo provocar a quebra da peça.

O difusor deve ficar posicionado sobre o réchaud, abaixo da panela. Em geral, a chama é pequena e azul, difícil de ser visualizada. Como o álcool gel queima apenas na superfície, pode apagar repentinamente, exigindo reacendimento.
Os queimadores, que normalmente ficam na base, logo abaixo da panela, são importantes para a confecção e para manter a temperatura ideal da fondue.



Também chamados de espiriteiras, são encontrados em dois tipos: queimador a álcool gel e a álcool líquido. As espiriteiras de álcool gel são mais modernas e são as que estão sendo encontradas à venda atualmente. Para o álcool gel também é interessante notar a graduação INPM. A marca indicada é a Ecoflame.

O reservatório do queimador possui cerca de 10cm de diâmetro e 2cm de altura, é oca e a quantidade recomendada garante a manutenção da chama por aproximadamente 2 horas em chama baixa. Nunca coloque álcool líquido neste recipiente.
Os antigos queimadores a álcool líquido possuem uma lã de vidro em seu interior e podem ser somente usados com álcool líquido, não podem usar álcool em gel na espiriteira.

O tipo de álcool a ser utilizado deve estar a, no mínimo 80º INPM. Os álcoois encontrados em supermercados têm sua diluição em torno de 50º INPM. Uma graduação muito baixa indica baixa capacidade de combustão, o que atrapalha a confecção da fondue. Nunca lave internamente o fogareiro de álcool líquido, pois a umidade inutilizará a lã de vidro.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares