quinta-feira, 26 de maio de 2011

Eficiência ou eficácia


Eficiência ou eficácia? Tais conceitos estão intimamente ligados ao planejamento, que divide-se em três níveis: estratégico, tático e operacional. Esta ordem hierárquica reflete todo o processo de tomada de decisão. 
 
  • Estratégico:  traçamos os objetivos 
  • Tático: traçamos as metas 
  • Operacional: traçamos as ações a serem realizadas.


A eficácia está relacionada ao planejamento prévio, algo que ainda não ocorreu. Uma pessoa eficaz é aquela que faz aquilo que dever ser feito, que cumpre suas metas, que realiza o que foi proposto. Mas quando realiza e ainda consegue cumprir outra meta encima desta, está sendo também eficiente.

A eficiência diz respeito sobre o modo de fazer e está relacionada às ações a serem realizadas, definidas no nível operacional. É uma questão de custo-benefício, onde buscamos ter o mínimo de perdas ou desperdício; uma relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados.

Se você consegue realizar uma tarefa no tempo previsto, você foi eficaz. Mas se além disso, ainda sobrou tempo para realizar outra tarefa ou mesmo para aproveitar o resto do dia e ir ao cinema, então você foi eficiente. Buscar ser uma pessoa eficaz e eficiente ao mesmo tempo, é conseguir melhor qualidade de vida, além de saborear o sucesso das conquistas. 
 
 

3 comentários:

Sandra Portugal disse...

Adorei conhecer seus blogs!!! temos alguns pontos em comum! Astrologia, PNL, gestão! Vou vir sempre por aqui!!! Já estou seguindo acho que todos os seus blogs! Venha conhecer o meu!!! bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Sandra Portugal disse...

Oi Como faço para fazer parte dos grupos dos blogs de astrologia e mitologia?? Meu email é apf_sandra@hotmail.com
obrigada!
Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com

Lucia de Belo Horizonte / MG disse...

Olá Sandra: Obrigado por sua visita. E por termos interesses em comum, conto com suas sugestões e também com as críticas. Seja benvinda. Abraço. Lucia

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares