terça-feira, 8 de novembro de 2011

Significado de aniversário



Aniversário significa a repetição de um determinado dia e mês no qual ocorreu um evento, algo que se repete todos os anos. Anniversarius vem de annus (ano) e vertere (voltar). É a periocidade de uma celebração importante, por isso o aniversário que celebra mais um ano de vida é comemorado em muitas culturas. Os vários costumes de celebração de aniversários de nascimento têm uma longa história. Suas origens remontam ao domínio da magia e da religião.

Os costumes de dar parabéns, presentear, celebrar com o requinte de velas acesas, nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. Os gregos diziam que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre sua vida. Este espírito tinha uma relação mística com o Deus em cujo aniversário o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa ideia.

O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular, são dotadas de magia especial para se cumprir desejos. Também na antiguidade, dizia-se que a fumaça das velas levava os desejos e preces dos fiéis até o céu para que fossem atendidas, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir a proteção para o ano vindouro.

Acreditava-se também que as saudações no aniversário tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia, supostamente, estava perto do mundo espiritual. Assim surgiu o costume reunir amigos e parentes para cantar "Parabéns a você".

Soprar as velinhas do bolo tem origem nos rituais cristãos da páscoa quando uma grande vela era acesa representando a ressureição de Cristo ou o renascimento da Luz. E ainda nos rituais pagãos do ciclo anual, quando se inicia na Primavera. Por isso, é costume dizer que o aniversariante está colhendo mais uma primavera. Assim como a natureza, renascemos a cada a ano.


Repartir o bolo de aniversário significa partilhar com os amigos e familiares tudo o que foi construído, indicando um agradecimento por todos aqueles que nos ajudam na construção de nossas vidas. Daí vem o costume de oferecer a primeira fatia do bolo a uma pessoa especial, ou seja, aquela que entre tantas pessoas, é a mais companheira.

2 comentários:

Camila Layoun disse...

Olá, visitei seu blog e adorei, também sou de Belo Horizonte, e estou divulgando meu Ateliê de doces! Aguardo a sua visita!
Espero que goste =)
www.pottipottidoces.blogspot.com
Estou a disposição,
Att,

Camila Layoun

Lucia de Belo Horizonte / MG disse...

Obrigado por sua visita e por seu comentário. Vamos divulgar seu blog também. Abraços, Lucia

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares