domingo, 20 de janeiro de 2013

Festa Black Tie



Uma Festa Black Tie tem destaque pelo glamour, requinte e elegância. Black significa preto e Tie é gravata, ou seja, Festa da Gravata Preta. Esta expressão foi criada para designar o Smoking, um terno com algumas características especiais usado com a tradicional gravata-borboleta preta.

Quando nos convites se especifica "Traje Black Tie" indica que os anfitriões esperam que os homens usem Smoking e as mulheres usem vestidos de festa. Se especificar "Traje Black Tie opcional" pode ser usado um terno comum porém com gravata. E mesmo que não haja indicação do traje, se a festa é Black Tie já traduz o traje a ser usado.

Para esse tipo de festa esqueça os conjuntos de saia e blusa, terninhos, shortinhos, calças compridas, calças jeans, camisa polo e tênis. Vestir em desacordo com o traje solicitado mostra quebra de protocolo e pode caracterizar desconsideração com o evento e seus anfitriões. Se não for uma transgressão muito ousada, provavelmente os anfitriões não irão recusar a sua entrada no evento, mas há o risco de se sentir constrangido diante de olhares e comentários de outros convidados.




Geralmente o Smoking é um terno preto com gola e lapela em cetim que teve origem em 1860 quando o Príncipe de Gales encomendou um casaco para trajar em um jantar. Seu traje impressionou tanto, que outros copiaram o design. Smoking é um termo que deriva do Smoking Jacket, um vestuário que se usava no passado enquanto se fumava tabaco para que o cheiro não invadisse as outras roupas.

O Smoking completo tem uma tradição do casaco curto com lapelas em seda ou cetim, camisa branca com frente trabalhada, uma faixa na cintura ou colete preto, gravata borboleta de seda, meias pretas e sapato clássico preto de verniz. É usado exclusivamente à noite para festas, bailes e jantares. O traje equivalente para ser usado durante o dia é o meio-fraque.

De modo geral a maioria dos homens vestem quase iguais optando pelo tradicional paletó de 1 botão. Para os mais exigentes que preferem diferenciar-se, existem alguns modelos opcionais que demonstram gosto refinado e a elegancia no vestir pela qualidade do tecido, com corte e caimento feito em alfaiataria. Por serem raros os convites para festas Black Tie, poucos são os homens que mantém um Smoking no guarda- roupas e a maioria prefere alugar um traje semi-novo.




Para as mulheres há uma gama maior de escolhas, podendo ser vestido curto ou longo desde que sejam confeccionados em tecidos nobres como seda, tafetá, shantung, rendas finas, musselines, metalizados em cores vibrantes ou o preto básico. Bordados e brilhos são bem apropriados à ocasião. O importante é a elegância e sofisticação.

O vestido longo naturalmente proporciona elegância permitindo realçar os decotes mais ousados, fendas, drapeados etc. Nesse caso exige-se que o vestido cubra o salto alto. Nos acessórios, pode-se abusar das joias de pedras preciosas ou brilhantes, semi-joias ou maxi-colares com pedras falsas. Um complemento indispensável é uma carteira flat ou tipo box que é mais atual e moderno, não sendo necessário ter a mesma cor do sapato. No inverno é mais apropriado echarpes, peles e estolas, desde que tenham boa qualidade.

Vestir-se bem significa vestir-se com conforto, com uma roupa que seja ligada à própria personalidade. De nada adianta um lindo vestido no qual se sinta desconfortável. Muitas vezes o traje ideal já existe no guarda-roupa bastando variar a produção com alguns detalhes e acessórios. É fundamental saber andar de salto para demonstrar elegância e quem não estiver acostumada precisa treinar o andar em casa. Outro detalhe é evitar o sapato apertando os pés, o que poderia arruinar todo o seu divertimento. 




Atualmente são servidas mini-porções com serviço volante, ou seja, os garçons servem transitando entre os convidados. Se a festa incluir uma refeição completa, com certeza será um jantar refinado servido à Sur Assiette ou empratado que é precedido por um cocktail com aperitivos. Nessa modalidade os pratos já vem elaborados da cozinha e em algumas ocasiões os garçons consultam a preferência dos convidados diante de duas opções.

O menu geralmente é composto de um prato de entrada com uma salada, um prato de massas e um prato de carne acompanhado de uma guarnição. Serão usados primeiro os talheres mais distantes do prato que estarão na ordem dos pratos a serem servidos. Os talheres de sobremesa estarão acima do prato ou podem vir quando for servida a sobremesa. O guardanapo deve ser desdobrado e colocado no colo. Ao final da refeição basta colocá-lo ao lado do prato sem dobrá-lo novamente.

A cada iguaria servida, os pratos individuais vão sendo substituidos. As mulheres são servidas primeiro e depois os homens. É educado e elegante aguardar até que todos da mesa sejam servidos para começarem a refeição juntos, exceto se houver excessiva lentidão que possa deixar a comida perder seu calor e igualmente seu sabor. Tratando-se de longas mesas com dezenas de convidados, basta aguardar que pelo menos os comensais à frente e ao lado já tenham sido servidos.

É preciso estar atento aos lugares marcados para não cometer a deselegância de ocupar o lugar destinado a outras pessoas. Ao se acomodar para o jantar é preciso evitar uma postura muito reta e tensa. O ideal é ser natural, sem colocar os cotovelos na mesa ou curvar-se sobre o prato. É permitido descansar os punhos na mesa, desde que não tenha os talheres apontados para cima como se fosse estivesse numa guerra.

É educado evitar gestos com talheres em mãos. Ao usar a colher para tomar sopa ou um caldo movimenta-se a colher no sentido de dentro para a borda do prato. Toca-se os lábios com a lateral da colher sem colocá-la inteiramente na boca. Nem é preciso dizer que não se aspira o caldo para não provocar ruídos e nem precisa tomar até a última gotinha de sopa. 

Não se inclina sobre o prato e também não se tenta ajeitá-lo para ter uma posição melhor. O prato deve ser mantido na posição em que foi servido. Não se mistura a comida no prato; apenas recolhe-se com o garfo porções de vários ingredientes. O garfo só se distancia do prato quando for levado à boca e a faca permanece sempre junto ao prato, sendo usada somente para cortar e nunca para empurrar a comida. 




Corta-se a comida com o garfo na mão esquerda e a faca na direita. Em seguida, a faca é disposta no canto superior direito do prato com a lâmina voltada para dentro. Leva-se a comida à boca com o garfo na mão direita. Essa disposição é usada no Brasil e na grande maioria dos países, exceto na França e nos países de cultura francesa onde se come com o garfo na mão esquerda e se usa a faca sempre com a mão direita.

O pão sempre é colocado no pratinho de pão que estará acima do prato à esquerda. Não se corta o pão com a faca, o pão deve ser partido e levado à boca com as mãos. Também não se cortam legumes, croquetes ou tortas que devem ser partidos com o garfo. Um cuidado especial é não forçar o corte evitando assim que a faca possa colidir com o fundo prato ou que sua carne vá parar sobre a cabeça de seu vizinho.

Jamais os talheres poderão ser apoiados na mesa quando não estiverem sendo usados ou quando terminar a refeição. Enquanto se está comendo, os talheres devem ser mantidos sobre o prato e ao terminar, devem ser dispostos lado a lado sobre o meio do prato, com os cabos voltados para o lado direito. A próxima iguaria a ser servida já tem o talher apropriado disposto na mesa. 

Somente se repete uma iguaria caso seja oferecido pelo garçom uma segunda vez. Numa refeição em que serão servidos vários pratos a fome nunca será aplacada apenas por um deles. Sempre um prato será precedido por outro que o complementa incluindo a sobremesa que será servida ao final. É deselegante solicitar sal, pimenta, azeite ou qualquer outro tempero. No entanto, se a galheta estiver sobre a mesa pode ser usada desde que antes se prove a comida. Não se deve comentar e nem fazer comparações sobre a comida ou bebida e mesmo que alguém inicie algum comentário, é educado direcionar a conversa para outro assunto.

O peixe é um alimento macio e a faca sem corte serve para ajudar a separar os pedaços e as espinhas juntamente com a reentrância do talher de peixe na forma de espátula. Comer peixe num jantar exige cuidado para não engasgar com uma espinha que podem causar lesões. É preciso assegurar-se de que a porção a ser levada à boca esteja livre de espinhas, mas caso ocorra um acidente deve-se pedir licença e sair. O guardanapo deve ser deixado à direita do prato e somente deve-se levar o guardanapo protegendo os lábios se isto se fizer irremediavelmente necessário. 





Durante a refeição é elegante conversar com os vizinhos mais próximos, mas nunca com a boca cheia de alimento. Deve-se mastigar com calma mantendo os lábios unidos, sem mostrar ansiedade para participar da conversa. É essencial manter o bom humor, porém sem excessivo entusiasmo. O interesse na conversação pode ser demonstrado só pelo olhar. E, quando há artistas, políticos e outros celebridades, eles podem ser cumprimentados desde que se evite momentos inoportunos e não se alongue demais a conversa. 

Uma norma ajuda aos inexperientes: seja brando ao falar, vigie seu semblante e não abuse das bebidas alcóolicas. Sempre é preciso estar atento para não cometer imprudências à mesa, não se mostrar alheio ao que ocorre na mesa e evitar tossir, espirrar ou retocar a maquiagem mesmo que já tenha terminado o jantar.

Partes não comestíveis como caroços e ossos devem ser devolvidos ao prato aproximando o garfo até os lábios. Exceção são as espinhas de peixe que podem ser retiradas entre os lábios com a mão. Em qualquer caso deve-se proteger o gesto ocultando com a outra mão. No caso das frutas comidas com as mãos, as sementes podem ser apanhadas na boca com os dedos. Todos os resíduos devem ser colocados no canto do prato que está usando e nunca no pratinho de pão ou sobre o forro da mesa. 




Os copos usados durante o cocktail não devem ser levados para a mesa de refeição. Cada prato será acompanhado da bebida escolhida pelo anfitrião, por isso é desegante pedir ao garçom bebidas destiladas ou alcoólicas doces. Também não se pode solicitar açucar, adoçante ou gelo para colocar no vinho.

Quando no início do jantar é servido champagne ou espumante, geralmente essa será a bebida durante todo o jantar, podendo ser servido o vinho para acompanhar alguns tipos de carne. Além da taça flute para o champagne, haverá outras 3 taças dispostas da esquerda para a direita: a maior é para água, a média para vinho tinto e a menor para vinho branco.

Durante o jantar serve-se primeiro a água depois os vinhos de acordo com os pratos. Embora não haja regras muito fixas, em geral o vinho branco, espumante ou champagne acompanha  os pratos à base de peixe, mariscos, etc. Os vinhos tintos acompanham os pratos de carne, legumes ou aves. Não é obrigatório beber todos os vinhos podendo preferir somente a água.

Na hora do brinde basta erguer a taça um pouco acima, depois que a pessoa que comanda o brinde terminar de falar algumas palavras sobre o momento. Em reuniões íntimas, vale encostar levemente as taças das pessoas que estiverem mais perto, não sendo necessário debruçar sobre a mesa para brindar com os convidados distantes.

Dizer "tintim" faz parte do brinde e só se começa a beber depois de feito o brinde. Uma vez feito o brinde é obrigatório que a pessoa prove um pouco da bebida, não sendo elegante colocar o copo sobre a mesa sem beber. Geralmente são servidas duas sobremesas e em seguida é servido o café em outro ambiente acompanhado de bombons e licores, porém deve-se aguardar que o anfitrião se levante da mesa primeiro.

Quando há intenção de prolongar a festa por mais tempo, às vezes no final da refeição principal é colocado à disposição dos convidados um buffet de doces, queijos e bar aberto. Saber frequentar ambientes requintados está muito além do saber utilizar os talheres de forma impecável. A simplicidade nos gestos, discrição nas conversas e boa educação valem muito mais. Extravasar é mais apropriado para o carnaval...

3 comentários:

Never expect disse...

Dicas excelentes. Hoje à noite somos convidados para um evento social em black tie.
As dicas aqui, são preciosas. Espero não dar vexame.

blog da Dêia disse...

Explicações claras, precisas e muito úteis, obrigada.

Unknown disse...

Devo levar presente ao evento?

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Postagens populares